Pioneirismo no Brasil

A história da Faculdade CENSUPEG se entrelaça com a própria história da Neuropsicopedagogia, pois fomos os criadores dos primeiros cursos de profissionalização nesta área em território brasileiro.

A Society for Neurociense foi fundada em 1969 em Washington, completando recentemente os seus 50 anos. Porém, somente no início desse século as Neurociências chegam no Brasil com mais intensidade. Um evento que dá destaque a esta chegada a realização da I Semana Nacional do Cérebro no ano de 2012.

Contudo, anterior a este acontecimento, as discussões sobre a ponte possível entre Neurociências e Educação já aconteciam no antigo Instituto Censupeg. O diálogo entre o Diretor Sandro Albino Albano e sua equipe de trabalho sobre a necessidade de mudanças inovadoras em Educação são frequentes até hoje, mas pontualmente em 2008, uma contribuição da professora Neuza Franz Bonilla sobre o fortalecimento das neurociências no cenário mundial, fez nascer um campó de estudos em nossa instituição: a Neuropsicopedagogia.

Assim, no ano de 2008, iniciou a 1ª turma de Neuropsicopedagogia do Brasil, na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, sob a gestão acadêmico-pedagógica da Instituição CENSUPEG,. Chamou-se Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva.

Ainda inscipiente, a Neuropsicopedagogia caminhava muito alinhada à própria psicopedagogia, mas também se aproximava do Atendimento Educacional Especializado. Este último também era uma novidade no sistema educacional brasileiro, portanto, era comum encontrar neuropsicopsicopedagogos atuando em salas multifuncionais. Algo estava ficando notável: o olhar da neuropsicopedagogia sob a aprendizagem era muito diferente do que se conhecia até então.

O tempo foi passando e no final da década passada o Atendimento Educacional Especializado passou a ter uma política nacional estruturada. Isso levou o Neuropsicopedagogo a sair das salas multifuncionais. Também a Psicopedagogia tinha uma vertente própria, e em univerdades como a Universidade Castela Branco e Universidade Federal do Rio de Janeiro já vinham realizando pesquisas científica com viés neuropsicopedagógico.

Em 2009 então foi publicado o primeiro artigo científico no Brasil com a expressão Neuropsicopedagogia, tendo como autor o professor Dr. Fabrício Bruno Cardoso. Concomitante a isso, ocorre as primeiras reformulações curriculares na profissionalização em Neuropsicopedagogia da Faculdade Censupeg. Em 2010, passa a existir no Brasil o curso de Neuropsicopedagogia Clínica.

As reestruturações curriculares dos cursos da Faculdade Censupeg até o ano de 2014 foram uma referência na formação em Neuropsicopedagogia, o que contribuiu muito para diferenciar dois contextos de atuação singulares para o Neuropsicopedagogo: o contexto institucional e o contexto clínico. A elaboração do primeiro Manual de Estágio Supervisionado do curso de Neuropsicopedagogia Clínica foi realizada pela professora Dra. Rita Russo, que é aluna egressa da nossa instituição.

Com o surgimento da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia em 2014, o que passou a nortear esse trabalho foi o Código de Ética-Técnico Profissional. O Instituto Censupeg apoiou na época o movimento feito por um grupo de seus docentes liderados pelo prof. Dr. Luiz Antonio Côrreia em favor da mobilização das pessoas para conquista do reconhecimento da profissão de Neuropsicopedagogo no Brasil.

Em 2014, a partir da aquisição da Faculdade São Fidélis pelo Instituto Censupeg, aconteceu nosso primeiro investimento em pesquisas na Neuropsicopedagogia de forma estruturada.

Em 2015, a Profa. NPp. Institucional e Clínica Angelita Fülle assume a coordenação dos cursos de Neuropsicopedagogia, e a luz do documento orientador lançado pela SBNPp, ajusta novamente todos os currículos dos cursos, fazendo nascer o curso de Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva, o que novamente reintera o pioneirismo da Faculdade na história da profissionalização em neuropsicopedagogia.

Toda essa história embasa o crescimento da Neuropsicopedagogia como ciência e como profissão, indicando o quanto somos pioneiros nela, e que tudo nasceu de um único desejo: CONTRIBUIR COM INOVAÇÕES E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO DESSE PAÍS. Sentimo-nos realizados por contribuir com conquistas como:

a) Ser a primeira faculdade brasileira com um laboratório de pesquisas em neuropsicopedagogia, o LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos)

b) Liderarmos os avanços na profissionalização do Neuropsicopedagogo através do alto nível de qualidade dos nossos currículos.

c) Realizamos o projeto social Neuropsicopedagogo na Escola que atendeu mais de 5mil crianças entre escolas públicas e particulares, diminuindo o baixo rendimento escolar em até 90%.

d) Comprovamos cientificamente, que mesmo crianças sem dificuldades escolares, podem se beneficiar da Neuropsicopedagogia, aumentando a qualidade do seu processo de aprendizagem em mais de 40%.

e) Participamos de forma atuante no reconhecimento das profissões de Neuropsicopedagogo Institucional e Neuropsicopedagogo Clínico dentro da Classificações Brasileiras de Ocupações (Ministério da Economia)

f) Recebemos premiações em eventos que são referência no Brasil e na América Latina em neurociências aplicadas em educação.

g) Fomos premiados internacionalmente pela nossa contribuição social e científca a população brasileira através da Neuropsicopedagogia.

h) Acadêmicos egressos do curso de Neuropsicopedagogia Clínica estão se tornando referência nas cidades onde residem como profissionais nesta área

i) Acadêmicos egressos do curso de Neuropsicopedagogia Institucional estão, junto conosco, ganhando espaço cada vez maior no cenário educacional brasileiro.

j) E ainda temos acadêmicos egressos que foram aprovados em processos seletivos para ocupar funções nos contextos institucional e clínico.

k) Somos a primeira faculdade brasileira a termos o NANPp – Núcleo de Apoio Neuropsicopedagógico para atender acadêmicos do Ensino Superior.

l) Garantimos em nossos cursos de Neuropsicopedagogia Institucional e Neuropsicopedagogia Clínica um convite a todos que são nossos estudantes a serem parte do nosso LIEENP através da Comunidade Colaborativa de Aprendizagem. Ela é uma disciplina do curso onde faz conhece e pode fazer parte de nossas pesquisas em neuropsicopedagogia.

m) Inauguramos em 2021 nosso espaço virtual, o Universo Neuropsicopedagogia Censupeg, que é a casa onde receberemos todas as pessoas que gostariam de nos acompanhar, participar de cursos, palestras e outros eventos.

n) E muito mais virá por ai, porque hoje temos a nossa SAESHIA DA NEUROPSICOPEDAGOGIA, uma unidade de negócio nova na Faculdade que está estruturando novos rumos para a Neuropsicopedagogia Censupeg.

A Neuropsicopedagogia modifica de forma positiva a vida das pessoas: seja quem depende dela para ter avanços na sua aprendizagem ou de quem quer se tornar um profissional das áreas clínica e institucional.

Se você chegou até essa parte do texto, é porque temos algo em comum: AMAMOS SERES HUMANOS E ACREDITAMOS QUE TODOS SÃO CAPAZES DE APRENDER!

Venha se tornar um diferencial na vida das pessoas conosco da Faculdade Censupeg!

Profa. NPp. Institucional e Clínica Angelita Fülle
Coordenadora dos cursos de Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG.

Prof. Msc. Sandro Albino Albano
Diretor-Presidente do Grupo CENSUPEG