Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP)

O que é o LIEENP?

O Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade CENSUPEG, criado em 2016, visa atender às demandas do mundo contemporâneo e superar desafios no processo de ensino-aprendizagem. Concentrando-se nas áreas de ensino, extensão e pesquisa, o LIEENP aborda dificuldades de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento sob uma perspectiva neuropsicopedagógica. Suas iniciativas em diversos estados brasileiros buscam integrar pesquisa e prática pedagógica, com ênfase na transformação de ambientes educacionais com base em evidências científicas. O LIEENP enfatiza a formação contínua de professores, a implementação de projetos inovadores nas salas de aula e a adoção de um paradigma educacional centrado no desenvolvimento do sistema nervoso.

Missão

Agregar ao planejamento estratégico CENSUPEG, com vistas à definição das prioridades na área de pesquisa e inovação, realizando a eintegração entre graduação e pós-graduação.

Objetivos

  • Implementar a cultura de pesquisa e inovação ao CENSUPEG;
  • Contribuir para a formação de uma visão mais crítica e analítica dos parceiros internos e externos da CENSUPEG;
  • Desenvolver em nossos parceiros externos e internos, através da pesquisa, habilidades e competências valorizadas pela sociedade 5.0.

Nossos Cientistas

Cientista

Fabricio Bruno Cardoso

Cientista

Rita Russo

Cientista

Vitor Loureiro

Cientista

Deizeane da Costa Abreu

Cientista

Lucianara Braga

Cientista

Nanci Rebouças

Cientista

Cleonice Terezinha Fernandes
em memória

Cientista

Austrogildo Hardmam Junior

Cientista

Washington Adolfo Batista

Cientista

Alfred Sholl Franco

Cientista

Glaucio Aranha

Cientista

João Vitor Galo Esteves

Cientista

Aliny dos Santos Carvalho

Cientista

Maria Carolina Padilha

Cientista

Edvaldo ALves de Moraes

Cientista

Ligia Serrano Lopes

Cientista

Juliana Kroon

Cientista

Veronica Tosta Coacci

Cientista

Filipe Bonone

Cientista

Claudia P. Abreu

Cientista

Adriana Araújo

Cientista

Tatiana Anselmo

Cientista

Liliene Ferrandini

Cientista

Tais Carenzi

Cientista

Elaine C. G. Santos

Conheça Nossas Ações

Encontros Mensais Abertos ao Público
  • Todas as 4ª segundas-feiras do mês, das 18:30h às 20:30h.
  • Discussão de práticas baseadas em evidências.
Descubra Nossas Edições de Cursos e Eventos
  • VI Edição do Curso de Neurociências para Alunos do Ensino Médio.
  • VII Edição do Curso sobre Funções Executivas e Desenvolvimento Motor para Professores.
  • VI Olimpíadas de Neurociências para Alunos do Ensino Médio.
  • II Semana do Cérebro.
  • IV Curso de Atualizações sobre Testes.
Fique por Dentro dos Nossos Canais de Comunicação

Para não perder nenhum dos nossos próximos eventos, fique atento aos canais de comunicação do LIEENP e da Faculdade CENSUPEG. Acompanhe nossas atualizações, novidades e conteúdos exclusivos sobre neuropsicopedagogia e inovações educacionais. Conecte-se conosco e mantenha-se informado sobre cursos, palestras, seminários e muito mais! Vamos juntos construir um futuro de conhecimento e inovação!

Fique por Dentro dos Protocolos de Avaliação Neuropsicopedagógica Validados pelo LIEENp
  • Rastreio Neuropsicopedagógico para o Desenvolvimento Motor Rudimentar de Crianças: Destinado a crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses.
  • Rastreio Neuropsicopedagógico para o Desenvolvimento Motor de Crianças.
  • Escala de Rastreio para o Controle Inibitório de Crianças.
  • Escala de Triagem Neuropsicopedagógica para Memória Operacional.
  • Triagem sobre Compreensão de Conceitos, Operações e Relações Matemáticas (08-09 anos).
  • Triagem sobre Compreensão de Conceitos, Operações e Relações Matemáticas (06-07 anos).
  • Escala de Rastreio para Habilidades de Consciência Fonológica.
  • Rastreio Neuropsicopedagógico de Habilidades de Leitura e Escrita para Pré-Escolares.

Diversos estudos mostram que intervenções na área da saúde e educação através de games trazem a vantagem de facilitar a adesão dos pacientes, especialmente as crianças, ao tratamento e de mantê-los motivados por mais tempo. Isso porque, para esses autores, os games conseguem proporcionar altos níveis de engajamento e motivação. Dessa forma, surge a necessidade da criação de instrumentos nas áreas de Comportamento Motor, Linguagem, Atenção e Funções Executivas, envolvendo a relação entre a adequação dos indivíduos e a atuação profissional do neuropsicopedagogo.

Atualmente, o reconhecimento precoce de dificuldades de aprendizagem e de transtornos de neurodesenvolvimento representa um desafio para profissionais das áreas de saúde e educação. Um conjunto de resoluções nesse sentido se faz necessário para orientar metas e recursos numa perspectiva de estimulação precoce. O rastreamento é compreendido como um método de reconhecimento com a função de confirmar ou não a suspeita presuntiva de transtornos em determinada área de interesse, através de técnicas que economizem tempo e investimentos. Assim, o presente projeto tem como objetivo desenvolver instrumentos de avaliação neuropsicopedagógicos, aplicáveis em sala de aula (coletivos), que ajudem a escola na tarefa de rastreamento de escolares de risco.

As relações entre o contexto socioambiental e os diversos desfechos que podem influenciar o desempenho acadêmico são temas de grande necessidade de conhecimento do neuropsicopedagogo. Diversos estudos vêm apontando uma forte influência de fatores como hábitos alimentares, Índice de Massa Corporal, qualidade do sono e nível de aptidão física no desempenho acadêmico do indivíduo. Os resultados das principais pesquisas sinalizam que a junção desses fatores pode contribuir para a redução da depressão e da ansiedade, além da melhoria das funções cognitivas e executivas. Portanto, este projeto de pesquisa busca investigar indicadores do desempenho acadêmico de escolares e uma possível relação com a qualidade do sono, a qualidade dos hábitos alimentares e o nível de prática de atividade física numa perspectiva neuropsicopedagógica.

Estudos recentes apontam que os transtornos de aprendizagem acometem menos de 10% da população escolar, perdendo significativamente para as dificuldades de aprendizagem provocadas por questões extrínsecas ao aprendiz, tais como fatores emocionais, político-educacionais e metodológicos. Estas últimas são superáveis com intervenções neuropsicopedagógicas (Rabelo e Cardoso, 2009). Se a porcentagem de transtornos de aprendizagem é relativamente baixa, por que observamos os excessivos encaminhamentos que as escolas vêm fazendo aos serviços de saúde? Esse fato revela o despreparo de professores e profissionais de educação para reconhecerem, ou mesmo lidarem, com essas dificuldades. Nesse sentido, é fundamental:

  • 1. Capacitação docente sobre rastreamento, fatores de risco e proteção, e intervenção precoce.
  • 2. Produção e avaliação da efetividade de técnicas para a intervenção preventiva de dificuldades de aprendizagem.

Descubra os Protocolos de Intervenção Validados pelo LIEENP

Explore os protocolos de intervenção de alta eficácia que podem revolucionar suas práticas educacionais e neuropsicopedagógicas!

Contato

E-mail
Fabricio Bruno Cardoso
fabricio@censupeg.com.br