O Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade CENSUPEG, criado em 2016, visa atender às demandas do mundo contemporâneo e superar desafios no processo de ensino-aprendizagem. Concentrando-se nas áreas de ensino, extensão e pesquisa, o LIEENP aborda dificuldades de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento sob uma perspectiva neuropsicopedagógica. Suas iniciativas em diversos estados brasileiros buscam integrar pesquisa e prática pedagógica, com ênfase na transformação de ambientes educacionais com base em evidências científicas. O LIEENP enfatiza a formação contínua de professores, a implementação de projetos inovadores nas salas de aula e a adoção de um paradigma educacional centrado no desenvolvimento do sistema nervoso.
Agregar ao planejamento estratégico CENSUPEG, com vistas à definição das prioridades na área de pesquisa e inovação, realizando a eintegração entre graduação e pós-graduação.
Fabricio Bruno Cardoso
Rita Russo
Vitor Loureiro
Deizeane da Costa Abreu
Lucianara Braga
Nanci Rebouças
Cleonice Terezinha Fernandes
em memória
Austrogildo Hardmam Junior
Washington Adolfo Batista
Alfred Sholl Franco
Glaucio Aranha
João Vitor Galo Esteves
Aliny dos Santos Carvalho
Maria Carolina Padilha
Edvaldo ALves de Moraes
Ligia Serrano Lopes
Juliana Kroon
Veronica Tosta Coacci
Filipe Bonone
Claudia P. Abreu
Adriana Araújo
Tatiana Anselmo
Liliene Ferrandini
Tais Carenzi
Elaine C. G. Santos
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Diversos estudos mostram que intervenções na área da saúde e educação através de games trazem a vantagem de facilitar a adesão dos pacientes, especialmente as crianças, ao tratamento e de mantê-los motivados por mais tempo. Isso porque, para esses autores, os games conseguem proporcionar altos níveis de engajamento e motivação. Dessa forma, surge a necessidade da criação de instrumentos nas áreas de Comportamento Motor, Linguagem, Atenção e Funções Executivas, envolvendo a relação entre a adequação dos indivíduos e a atuação profissional do neuropsicopedagogo.
Atualmente, o reconhecimento precoce de dificuldades de aprendizagem e de transtornos de neurodesenvolvimento representa um desafio para profissionais das áreas de saúde e educação. Um conjunto de resoluções nesse sentido se faz necessário para orientar metas e recursos numa perspectiva de estimulação precoce. O rastreamento é compreendido como um método de reconhecimento com a função de confirmar ou não a suspeita presuntiva de transtornos em determinada área de interesse, através de técnicas que economizem tempo e investimentos. Assim, o presente projeto tem como objetivo desenvolver instrumentos de avaliação neuropsicopedagógicos, aplicáveis em sala de aula (coletivos), que ajudem a escola na tarefa de rastreamento de escolares de risco.
As relações entre o contexto socioambiental e os diversos desfechos que podem influenciar o desempenho acadêmico são temas de grande necessidade de conhecimento do neuropsicopedagogo. Diversos estudos vêm apontando uma forte influência de fatores como hábitos alimentares, Índice de Massa Corporal, qualidade do sono e nível de aptidão física no desempenho acadêmico do indivíduo. Os resultados das principais pesquisas sinalizam que a junção desses fatores pode contribuir para a redução da depressão e da ansiedade, além da melhoria das funções cognitivas e executivas. Portanto, este projeto de pesquisa busca investigar indicadores do desempenho acadêmico de escolares e uma possível relação com a qualidade do sono, a qualidade dos hábitos alimentares e o nível de prática de atividade física numa perspectiva neuropsicopedagógica.
Estudos recentes apontam que os transtornos de aprendizagem acometem menos de 10% da população escolar, perdendo significativamente para as dificuldades de aprendizagem provocadas por questões extrínsecas ao aprendiz, tais como fatores emocionais, político-educacionais e metodológicos. Estas últimas são superáveis com intervenções neuropsicopedagógicas (Rabelo e Cardoso, 2009). Se a porcentagem de transtornos de aprendizagem é relativamente baixa, por que observamos os excessivos encaminhamentos que as escolas vêm fazendo aos serviços de saúde? Esse fato revela o despreparo de professores e profissionais de educação para reconhecerem, ou mesmo lidarem, com essas dificuldades. Nesse sentido, é fundamental:
Explore os protocolos de intervenção de alta eficácia que podem revolucionar suas práticas educacionais e neuropsicopedagógicas!