LIEENp

Almejando atender às demandas do mundo contemporâneo e às dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem nos mais diversos ambientes, foi criado em 2016 o Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade CENSUPEG, voltado para atuar nas áreas de ensino, extensão e pesquisa das dificuldades de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento numa perspectiva neuropsicopedagógica. O LIEENP promove ações em diferentes estados do Brasil que permitem fechar a lacuna entre pesquisa e prática pedagógica, considerando de vital importância a transformação de salas de aula e ambientes educacionais a partir da evidência científica.

Para isso, o LIEENP coloca em foco as ações de ensino, extensão e pesquisa através de três pilares: formação continuada de professores, implementação direta nas salas de aula de projetos inovadores para melhorar os processos de ensino e aprendizagem e implementação de um paradigma educacional baseado no desenvolvimento do sistema nervoso.

Missão: Realizar ações de ensino, extensão e pesquisa na área de Neuropsicopedagogia promovendo articulação teórico-pedagógica, respaldando a produção de conhecimento em responsabilidade social, gerando produtos científicos e técnicos que contribuam para a difusão da neuropsicopedagogia no Brasil.

O LIEENP apresenta os seguintes projetos de pesquisa:

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE PROGRAMAS LUDOMOTORES NEUROPSICOPEDAGÓGICOS NO FUNCIONAMENTO COGNITIVO E NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE ESCOLARES

Diversos estudos mostram que programas ludomotores proporciona aos seus praticantes uma melhor condição para aquisição das etapas dos seus desenvolvimentos motor e cognitivo, o que pode aumentar a capacidade desses indivíduos de precisão durante a realização de uma tarefa motora que exija uma discriminação complexa de estímulos. O objetivo deste projeto é estabelecer uma comparação do funcionamento executivo e do desenvolvimento motor de crianças submetidas a programas ludomotores e sua relação com o desempenho acadêmico desses indivíduos.

ATUAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Estudos recentes apontam que os transtornos de aprendizagem acometem cerca de 10 a 30% da população escolar e apesar da significante prevalência, perde para as dificuldades de aprendizagem provocadas por questões extrínsecas ao aprendiz, tais como fatores político-educacionais, emocionais e metodológicos, sendo estas últimas superáveis com intervenções neuropsicopedagógicas (Rabelo e Cardoso, 2009). Mas, se a porcentagem é relativamente baixa, por que observamos os excessivos encaminhamentos que as escolas vêem fazendo aos serviços de saúde? Esse fato revela o despreparo de professores e profissionais de educação para reconhecerem, ou mesmo lidarem, com estas dificuldades. Nesse sentido é fundamental: 1) Capacitação docente sobre rastreio, fatores de risco e proteção, e intervenção precoce; 2) Produção e avaliação da efetividade de Técnicas para a intervenção preventiva de dificuldades de aprendizagem.

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA

Diversos estudos mostram que intervenções na área da saúde e educação por meio de games facilita a adesão dos pacientes ao tratamento, especialmente no caso das crianças, por mantê-los motivados por mais tempo. Isso por que, para esses autores, os games provocam altos níveis de engajamento e motivação, Desta forma surge a necessidade da criação de instrumentos nas áreas de Controle Motor, Linguagem, Atenção e Funções Executivas envolvendo a relação entre a adequação de indivíduos e a atuação profissional do neuropsicopedagogo.

CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE RASTREIO DE TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO NUMA PERSPECTIVA NEUROPSICOPEDAGÓGICA

Atualmente, o reconhecimento de um transtorno de neurodesenvolvimento e sua classificação de forma precoce representa um desafio para profissionais da área de saúde e educação. Um conjunto de resoluções nesse sentido se faz necessário para orientar metas e recursos numa perspectiva de estimulação precoce, Compreende-se o rastreamento como um método de reconhecimento com a função de confirmar ou não a suspeita presuntiva de transtornos em determinada área de interesse, através de técnicas que economizem tempo e investimentos, sendo assim o presente projeto possui como objetivo desenvolver instrumentos de avaliação neuropsipedagógicos, aplicáveis em sala de aula (coletivos), que ajudem o professor tanto na tarefa de rastreamento de escolares de risco.

INDICADORES DE DESEMPENHO ACADÊMICO E UMA POSSÍVEL RELAÇÃO COM A QUALIDADE DO SONO, COM A ALIMENTAÇÃO DE ESCOLARES ADOLESCENTES E O NÍVEL DE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NUMA PERSPECTIVA NEUROPSICOPEDAGÓGICA

As relações entre o contexto socioambiental e os diversos desfechos que podem influenciar o desempenho acadêmico é tema de grande necessidade de conhecimento do neuropsicopedagogo. Nesse sentido diversos estudos vem apontando uma forte influência de fatores como: hábitos alimentares, índice de massa corporal, qualidade do sono e nível de aptidão física no desempenho acadêmico do indivíduo. Os resultados das principais pesquisas sinalizam que a junção desses fatores podem contribuir para a redução da depressão e da ansiedade. Portanto, o projeto de pesquisa busca investigar indicadores do desempenho acadêmico de escolares, e uma possível relação com a qualidade do sono, a qualidade dos hábitos alimentares e o nível de prática de atividade física numa perspectiva neuropsicopedagógica.

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NUMA PERSPECTIVA NEUROPSICOPEDAGÓGICA

As transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à aprendizagem escolar. As implicações da pesquisa do cérebro humano para a educação, em particular, são de grande alcance. Novas descobertas sobre o funcionamento do sistema nervoso, incluindo a formação de esquemas com o fortalecimento de conexões, salientam uma saturação no modelo tradicional de aula, o que leva instituições a adotar metodologias ativas de ensino para tornar o processo de aprendizagem mais significativo. Avaliar os efeitos do uso de metodologias ativas na aprendizagem e no padrão de atividade elétrica em universitários.